Nomeação de professores especialistas é prova de compromisso com a educação, afirma Lincoln Tejota

Governo dá posse a 118 profissionais nas áreas de matemática, química, física e biologia e convoca outros 285

"O que vemos aqui é o tipo de coisa que muda a história da Educação em Goiás. Nomeamos especialistas em matemática, química, física e biologia que vão transformar a vida de milhares de crianças no Estado", disse o vice-governador Lincoln Tejota durante cerimônia de acolhida, certificação e posse dos 118 professores aprovados no concurso público realizado no ano passado. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (3) no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Lincoln reforçou que a nomeação dos docentes faz parte do compromisso que o governo de Goiás estabeleceu com a Educação goiana. "Vivemos um momento de crise, não só econômica, mas também social. Ao nomear professores especialistas de um concurso realizado no governo passado em um momento tão delicado, o governador Caiado mostra que leva a sério o futuro das crianças e do Estado", avalia.

Durante o evento, o governador afirmou que o momento é de união e solidariedade. Sentimentos que, segundo Caiado, devem ser cultivados para o momento de crise econômica e social seja revertido em transformação. "Temos que fazer aflorar na consciência do goiano e na juventude o sentimento de amor ao próximo e de solidariedade. Um país não cresce e não desenvolve se não dermos oportunidade de desenvolver o conhecimento", disse.

Caiado também firmou compromisso com a ampliação de escolas de tempo integral. "Minha alegria hoje é nomear professores especialistas. Uma criança de país de primeiro mundo recebe acesso a educação integral, que a prepara com formação sólida em várias áreas. Por que não podemos expandir isso aqui também, dentro das nossas limitações?  Precisamos mostrar para a juventude que não tem outra solução senão pela Educação", completou.

Minicurso
Também presente no evento, a secretária de Educação, Fátima Gavioli, agradeceu o empenho do governador com a pasta e anunciou o programa de Formação para Professores em Estágio Probatório. Trata-se de um minicurso de Ensino à Distância para os novos docentes empossados. "Hoje para nós é um dia histórico, acredito que essa posse que o senhor governador fez é um ato de grandeza. Esse tipo de nomeação e acolhida não existia no estado de Goiás. Os professores serão empossados e bem cuidados pelos Estado de Goiás", disse.

Para isso, os docentes poderão acessar o minicurso "Saberes e experiências de trabalho para professores em estágio probatório 2019" no site da seduc (www.educacao.go.gov.br). O curso visa acolher os novos docentes e orientá-los sobre legislação que estrutura a Educação e a escola no Brasil e em Goiás; e, o de subsidiar o trabalho dos professores com base nas produções, principais normas e princípios que regem o serviço público da rede estadual de Goiás.

Concurso
Os novos professores são parte de um grupo de 435 aprovados no concurso público de 2018. A lista com a totalidade dos nomes foi publicada no dia 7 de fevereiro de 2019 no Diário Oficial de Goiás e o decreto de nomeação foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado dois dias antes. Eles irão lecionar em 49 municípios goianos. São eles: Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragarças, Cachoeira Alta, Catalão, Ceres, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Iporá, Itaberaí, Itapaci, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Jussara, Luziânia, Mineiros, Morrinhos, Novo Gama, Padre Bernardo, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba, Piranhas, Pires do Rio, Planaltina, Porangatu, Posse, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São João da Aliança, São Miguel do Araguaia, Silvânia, Simolândia, Sítio d’Abadia, Trindade, Uruaçu e Valparaíso de Goiás.

Na última segunda-feira (1º), o governo de Goiás também convocou outros 285 professores aprovados no mesmo concurso. O segundo grupo de convocados tem 30 dias para apresentar a documentação ao Núcleo de Modulação de Registros Funcionais da Seduc para a efetivação da posse.



Comunicação Setorial -  Vicegovernadoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.