Código de Ética do Servidor Público é tema de reunião na Vice-Governadoria

Replicação de conteúdos no ambiente de trabalho é um dos deveres dos servidores que participam de cursos do Programa de Compliance Público

O gerente de apoio logístico da Vice-Governadoria de Goiás, Danilo Orsida, apresentou a replicação dos conteúdos de Ética do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP). Os servidores do órgão participaram de reunião remota na tarde desta quinta-feira (10).

“Uma das iniciativas que estão sendo incrementadas no programa é a replicação do conhecimento em ética dentro dos órgãos, pelos servidores que participaram do curso de Ética, realizado pela Escola de Governo”, explica Orsida.

Durante a ação, foi apresentado o Código de Ética do Servidor Público, abordando os principais artigos que regulamentam a conduta social do servidor.

O gerente deu ênfase para o Art. 2o, que estabelece que o servidor público deve valorizar a ética como forma de aprimorar comportamentos, buscando fundamentar suas ações nos princípios da justiça, honestidade, cooperação, disciplina, responsabilidade, transparência, civilidade, respeito, imparcialidade, independência funcional e igualdade.

 

Programa

O Programa foi implantado em fevereiro de 2019 e se fundamenta em quatro eixos principais, que são a gestão da ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos, de modo a evitar, detectar e tratar eventuais desvios, além de garantir a boa execução das políticas públicas. Trata-se, portanto, de adotar medidas que assegurem cuidado maior com o erário, respeitando o dinheiro dos contribuintes goianos e melhorando a gestão.