Governo de Goiás fortalece o agronegócio na retomada da economia

“Estamos agindo para levar Goiás para um novo momento”, diz Lincoln Tejota durante evento O Agro é de Todos

“Tudo que é importante tem sido evidenciado na pandemia e o agronegócio se destacou por ser essencial à vocação de Goiás e à vida de todos nós”, afirmou o vice-governador Lincoln Tejota nesta quinta-feira (30), ao comentar o protagonismo do setor nesta fase de retomada do crescimento econômico que o Governo de Goiás está articulando. 

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), suas jurisdicionadas, órgãos públicos e bancada federal anunciaram 10 ações, entre recursos e benefícios, destinados aos produtores rurais e entidades que atuam no agronegócio e pecuária em Goiás.  

“Nas regiões Nordeste e Norte do Estado, vamos entregar benefícios como a regularização fundiária a mais de 60 produtores que têm esse direito e que vão ter melhores condições de produzir”, anunciou o secretário Antônio Carlos de Souza, responsável pela Seapa. 

Nove prefeitos receberam termos de cessão para distribuição de calcário, R$ 13 milhões serão investidos num pólo de fruticultura irrigada na região Nordeste e internet por satélite chegará a assentamentos rurais.

Uma das novidades que chamou atenção foi a assinatura da autorização para a compra de 500 equipamentos, no valor de R$ 71,4 milhões, que foram repassados pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) por meio da bancada federal goiana. De acordo com o governador Ronaldo Caiado, esse recurso estava “perdido” e só foi possível reaver a quantia milionária com a intervenção da Sudeco em parceria com os deputados federais. 

“Nós estamos agindo para levar Goiás para um novo momento. Sem olhar partido, apoiadores, trabalhamos seguindo a principal determinação do governador: apoiar os que mais precisam. Ele está sendo o líder certo, na hora certa, para Goiás”, comentou Lincoln Tejota. 

O evento aconteceu no Parque Tecnológico de Inovação Rural, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. No local, está sendo construída a nova sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Durante o evento, a agência ainda foi contemplada com novos veículos, notebooks e bens para modernizar e agilizar os serviços.