Comitê Setorial do Compliance Público da Vice-Governadoria apresenta próximas ações para 2020

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 10, a 1ª Reunião do Comitê Setorial do Compliance Público da Vice-Governadoria do ano de 2020 e 4ª Reunião do Comitê.  O encontro é uma continuidade do trabalho de implementação do programa na pasta estadual e tem como objetivo qualificar a gestão e o gasto público, agindo de forma a prevenir a materialização de riscos potenciais que existem na administração.

A Vice-Governadoria foi o quinto órgão estadual que faz adesão à segunda fase do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP) em setembro de 2019. A pasta encerrou o ano apresentando uma economia de 36,6% com a redução de cargos comissionados, 25% com o gasto salarial desses cargos, além de 20% menos no valor das contratos de prestação de serviços, mesmo aumentando o leque de novos contratos e de investimentos em prol da melhoria da estrutura de trabalho e na prestação de serviços à população.

No último ano, o trabalho do Comitê Setorial do Compliance Público da Vice-Governadoria foi pautado no mapeamento das atividades realizadas nos setores de gestão de contratos, licitação e folha de pagamento e na elaboração de um plano de ações de controle para aperfeiçoar o trabalho no órgão durante o ano de 2020.

O assessor de Controle Interno e consultor da Controladoria Geral do Estado (CGE), Ellysson Rosa, ressaltou que tendo em vista a necessidade de reformulação e desburocratização no programa, a execução do Programa de Compliance Público sofrerá algumas modificações com o objetivo de simplificar o processo.  A sugestão do consultor é que na próxima reunião (23/04) a Vice-Governadoria  prossiga com  o tema “Avaliação da atividade de gerenciamento de riscos”.

Participaram da reunião o chefe de gabinete da Vice-Governadoria Flávio Inácio, a gestora Isabella Maria Lima Oliveira, o  gerente de Gestão de Pessoas Carlos Eduardo, gerente de Apoio Logístico Danilo Orsida, gerente execução orçamentária e Financeira Adriana Lucena, gerente da Secretaria Geral Adriana Couto, Chefe da Comunicação Setorial Iara Lourenço e o Assessor de Controle Interno da CGE, Ellysson Rosa.