Hosanah de Campos Guimarães

1947 a 1950

Hosannah de Campos Guimarães (1905 — 9 de novembro de 1997) médico e governador de Goiás, de 30 de junho de 1950 a 30 de janeiro de 1951. Filho de Salviano Monteiro Guimarães e Olívia Campos Guimarães, Hosannah Campos Guimarães nasceu a 31 de outubro de 1905, em Planaltina.

Cursou medicina no Rio de Janeiro, formando-se em 1929 e voltou à Planaltina. Além de médico foi negociador de gado, com grande liderança na região. Exerceu diversos cargos políticos, dentre os quais: Prefeito de Planaltina, Vice-Governador e Governador do Estado de Goiás.

O Dr. Hosannah Campos Guimarães foi prefeito de Planaltina, incorporada, posteriormente, ao Distrito Federal;Secretário de Economia do Estado de Goiás; Vice-Governador e Governador do Estado de Goiás. Ele sempre foi um defensor da mudança da Capital da República para o Planalto Central.

Em 1948 e 1949, hospedou na sua fazenda a Comissão Poli Coelho, que foi responsável pela demarcação da área do futuro do Distrito Federal. Também atuou no convencimento de proprietários em relação à desapropriação das terras para construção da nova capita, tendo, ele próprio, cedido parte de suas terras para o Governo Federal implantar, em Brasília a futura capital do País.