As Trilhas de Conhecimento

O Governo Estadual e Administração Pública de Goiás está vivenciando uma etapa de auto reformulação e aprimoramento, onde a cada dia novos conhecimentos e habilidades são requeridos a todo momento para trazer uma maior eficiência e eficácia às ações e serviços públicos. Torna-se imprescindível habilitar os servidores em boas práticas a fim de potencializar os resultados das equipes por meio de métodos que valorizam o tempo, pessoas e recursos.

Uma das estratégias adotadas pelo
Programa Goiás de Resultados para viabilizar a sua execução é investir na construção do aprendizado de servidores públicos em vários órgãos da administração direta e indireta, estrategicamente ligados as metas prioritárias, por meio das Trilhas de Conhecimento. Dessa forma todos os órgãos da administração indicaram seus respectivos servidores para serem Líderes de Resultados e Pontos Focais, sendo devidamente capacitados e desenvolvidos de forma contínua, em várias competências essenciais, para uma melhor execução das metas que visam transformar a sociedade e entregar ao final dessa gestão um legado de melhorias para os goianos.

As trilhas de conhecimento são sequências integradas de experiências e atividades estruturadas para guiar os líderes de resultados e pontos focais ao longo de todo o processo de formulação, execução e monitoramento das metas prioritárias, proporcionando experiências necessárias para a aquisição de competências e habilidades técnicas essenciais para o melhor desempenho profissional. Está previsto dentro dos conhecimentos a serem consolidados módulos com os temas:
noções em gerenciamento de projetos, liderança adaptativa, equipes produtivas, comunicação assertiva, construção, avaliação e monitoramento de políticas públicas, orçamento e finanças públicas, orientação para resultados, inovação disruptiva, liderança adaptativa, integração institucional, técnicas de negociação e decisão assim como o conhecimento de diversas ferramentas tecnológicas.

Todos os líderes de resultados e pontos focais indicados revelaram um grande comprometimento com o Programa, sendo todos de elevada capacidade técnica. A estruturação do treinamento corporativo em Trilhas de Conhecimento está diretamente conectada à ideia de um desenvolvimento contínuo e complementar, aproveitado também como ferramenta de ajuste técnico de uma nova cultura administrativa em desenvolvimento no Governo Goiano. Um Governo com foco no cidadão, desempenhando suas atribuições com retidão e competência.

Um outro grande ganho com o Programa Goiás de Resultados é a oportunidade para que servidores públicos possam cooperar diretamente no processo de construção dessa nova realidade, inclusive em seus processos decisórios e de gestão. O engajamento dos servidores com oportunidade de colocarem seus conhecimentos em prática, amplia o senso de pertencimento e de responsabilidade com os resultados produzidos para a população.

Da mesma forma servidores públicos que conseguiram ao longo da sua trajetória se especializar em determinados conhecimentos têm colaborado com as capacitações, por um processo de valorização e economicidade, fortalecendo a importância da Escola de Governo. Estes estão sendo convidados a transmitir e replicar seu conhecimento para essa massa crítica. Assim, temos conseguido ampliar a velocidade de execução das ações e gerar uma economia superior a 5 milhões aos cofres públicos com a não contratação de consultorias especializadas.

O Programa Goiás de Resultados e o Comitê Gestor defende também que além de termos projetos bem construídos, com metas, indicadores e adotar práticas de gerenciamento de projetos consolidadas, devemos aprimorar de forma sistêmica aquele agente que é essencial para dar efetividade na prestação de um serviço de qualidade, para que esteja de acordo com a necessidade da sociedade e do interesse público.

Confira os materiais e vídeos apresentados nas Trilhas do Conhecimento.

1ª Trilha do conhecimento (03 a 11/06/2019)

Image

2ª Trilha do conhecimento (15 a 18/07/2019)

Image

3ª Trilha do Conhecimento (30/09/2019)

Image

4ª Trilha do Conhecimento (07/11/2019)

Image